Setembro 13, 2020

TRAZENDO REFERÊNCIAS DO POP PARA O TRAP, O RAPPER GNU LANÇA SEU NOVO SINGLE

Nesta quarta-feira (09/09), o rapper paulista Gnu lançou seu mais novo single. A faixa intitulada “Billie Jean” é referência direta a um dos maiores sucessos de Michael Jackson e traz em suas linhas os sonhos e metas do artista, que coloca sempre o empoderamento preto como seu principal objetivo.

Acompanhada de um visualizer que traz o clipe de “Billie Jean” – clássico de Michael Jackson –  como plano principal, que foi realizado por Verdade (@verdade011), a música é composta por um beat com uma vibe diferente, que não remete a Michael, mas logo em seu início traz a capela de “Billie Jean” e ao longo do som são usados vários ad-libs de Michael em um tom mais grave. Quem produziu totalmente a faixa foi Gnu,  que assina em suas produções com o vulgo “Purple”.

Já a arte do som ficou nas mãos de Caio Aranega (@caioaranega), que uniu a referência de um dos famosos passos de dança de Michael a atualidade colocando um Jordan 1 no lugar dos sapatos do astro.

Ao explicar sua inspiração para o som, Gnu fala sobre as dificuldades de uma pessoa negra ser reconhecida como artista pop e dá o exemplo do artista Tyler, the Creator, que em seu último trabalho – “IGOR” –, construiu um álbum de pop, mas nas premiações concorreu apenas nas categorias de rap, por ser negro. Esse é um problema que já foi relatado por vários outros artistas, evidenciando o forte racismo presente nas premiações musicais.

O rapper admira como Michael Jackson conseguiu quebrar as barreiras da indústria e do racismo, conseguindo se tornar o maior artista pop de todos os tempos, ainda como uma criança negra. É através disso que surge a inspiração de Gnu, pois ele sonha em atingir espaços e ser reconhecido de acordo com aquilo que faz e já indica isso em seu novo som: “Vou ser pop pique Michael, bilionário pretin”.

Billie Jean” faz parte de uma sequência de lançamentos que o artista vem soltando ao longo deste ano, sendo estas: “Oh my God”, “É fácil falar de droga” com participação do rapper Delatorvi, “Love Sickness (Love me – Remix)” e o single “Preto chave”, que conta com a participação dos rappers Verdade e Visionário.

Você pode conferir o novo lançamento de Gnu abaixo:

Sobre o artista: Gnu, é o nome artístico e apelido de infância de Fernando Pereira. Aos 21 anos o rapper de Pinheiros (São Paulo), transita entre o Trap e o R&B tendo como principais referências os cantores Michael Jackson, Tim Maia, Gunna e Swae Lee, trazendo o empoderamento preto como foco principal. Além disso, atua como produtor musical assinando em suas produções com o vulgo “Purple”. 

Siga Gnu nas redes sociaisInstagram | Facebook | Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *