Outubro 18, 2020

MEGAEXPOSIÇÃO DA DUPLA OSGEMEOS REABRE A PINACOTECA

Após sete meses fechada, a Pinacoteca retoma suas atividades com força total! E a boa notícia para quem já não aguentava de saudades desse museu é a inauguração da aguardada exposição da dupla OSGEMEOS!

Com curadoria do alemão Jochen Voltz, a mostra “OSGEMEOS: Segredos” – que estava prevista para abrir em março e foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus – ocupa sete galerias do primeiro andar da Pina, a área do octógono, um dos pátios do edifício e outros espaços internos e externos.

A exposição pode ser conferida entre os dias 15 de outubro e 22 de fevereiro de 2021, de quarta a segunda, das 14h às 20h, sempre com horários agendados por meio deste site. E outra notícia incrível é que até o dia 23 de outubro você não paga para entrar! Após essa data, os ingressos passam a custar R$25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) – exceto aos sábados, que têm entrada gratuita!

Considerados dois dos maiores representantes da arte urbana brasileira, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo exibem mais de 1.100 itens – muitos deles inéditos no país – nessa mostra panorâmica, que abrange diversos momentos da produção dos artistas!

Bora saber mais?

Os visitantes podem ver pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, fotografias, desenhos e cadernos de anotações – esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento.

A exposição tem a proposta de contar alguns segredos sobre OSGEMEOS ao evocar vários momentos de sua carreira, desde o comecinho nos meados dos anos de 1980, a forte influência da cultura hip-hop e referências autobiográficas.OSGEMEOS PinacotecaCrédito: Levi Fanam (Divulgação)Os trabalhos d’OSGEMEOS contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida

Para mostrar que a arte d’OSGEMEOS ocupou toda a Pinacoteca, o tradicional letreiro com o nome da instituição – criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone nos anos 90 – é temporariamente substituído por uma placa luminosa vermelha, com tipografia no estilo bomb.

Olha só:OSGEMEOS PinacotecaCrédito: @pinacotecaspCom a abertura da exposição OSGEMEOS: Segredos, o letreiro do museu foi temporariamente substituído por uma versão em néon criado pela dupla de artistas

Um dos destaques é da mostra é “Piano” (2019), que foi exposta pela primeira vez em um concerto feito pela dupla com o grupo de dança Flying Steps no museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof, na Alemanha.

A obra é composta por uma escultura de um b-boy em um passo de dança conhecido como “moinho de vento”. Essa figura é instalada sob o tampo de um piano revelando, o contraste do instrumento clássico com o movimento hip-hop. Saca só que legal:

FONTE: https://catracalivre.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *